Nordeste Baiano

Claudia Lessa Sáb , 04/05/2019 às 16:37 | Atualizado em: 04/05/2019 às 16:38

Fortalecimento da Agricultura Familiar em Canudos foi discutido entre prefeito e Governo do Estado



O fortalecimento da Agricultura Familiar em Canudos foi pauta de reunião entre o prefeito Genário Rabelo e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias. Projetos para o fomento do desenvolvimento rural no município, como piscicultura, segurança hídrica e requalificação de agroindústrias, foram debatidos. A implantação de um sistema de tanque-rede na comunidade da Rocinha foi uma das solicitações do prefeito junto à CAR.

De acordo com o prefeito de Canudos, com o sistema de tanque-rede será possível a criação de peixes, tornando-se, assim, uma alternativa de renda e fortalecendo a pesca artesanal. Outra pauta discutida foi a requalificação da Agroindústria da Cooperativa dos Irrigantes Vaza Barris, tendo como proposta a inclusão de novos equipamentos e uma reestruturação física para potencializar as atividades dos agricultores. A realização de obras de reserva hídrica nas comunidades rurais, como barragens, com objetivo de atender o abastecimento de água nas comunidades, o armazenamento de água para irrigações e a produção de peixes e criação de animais, também foi discutida no encontro, nesta semana.

"Sabemos que o forte da nossa região é a Agricultura Familiar, então estamos buscando projetos e recursos que possibilitem que as famílias gerem renda em suas propriedades. Para isso, contamos com a parceria do Governo do Estado, que é fundamental para a concretização desses projetos, de modo que chegue à população que mais precisa. Estamos confiantes de que conseguiremos colocar estas propostas em prática para desenvolver o nosso município economicamente", declarou o prefeito Genário Rabelo, destacando que na sua ida a Salvador aproveitou, também, para solicitar do diretor de Comunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Robério Barbosa, a ampliação do sinal de telefonia móvel para Bendegó, por meio da inclusão do distrito no Programa "Fala Bahia".