Sul Baiano

Da Redação Qui , 22/07/2021 às 08:10 | Atualizado em: 22/07/2021 às 13:28

Energia elétrica em Morro de São Paulo e Boipeba é restabelecida após 48 horas



A energia elétrica elétrica foi restabelecida nos municípios de Cairu, Nilo Peçanha e Taperoá, no Sul da Bahia, após mais de 48 horas com o serviço suspenso. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a hipótese mais provável do incidente foi uma intervenção externa, provocado pelas avarias, que teriam causado esforço mecânico na estrutura da linha de transmissão.

A interrupção de energia atingiu todo o território de Cairu e Nilo Peçanha. Já em Taperoá, foi parcial. As ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, importantes destinos turísticos do Estado, foram as mais afetadas, tendo cerca de três mil turistas deixado as localidades.

Iniciada no final da tarde de segunda-feira, 19, a falta de energia causou sérios prejuízos aos moradores, como falta de água e comprometimento do comércio.

Na terça-feira 20, a Coelba informou que havia iniciado a reparação de quatro estruturas da linha de transmissão e deu previsão de retorno à normalidade até a noite do mesmo dia. Mas a energia elétrica só foi retomada por volta das 20h30. Em nota, a distribuidora de energia informou que desde a noite da segunda montou uma força-tarefa e trabalhava ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia na região.

Para atender o episódio inédito na área de concessão, a Coelba mobilizou mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência. As equipes técnicas atuaram na recomposição da rede elétrica danificada, cuja causa está sob análise.

Ainda segundo a empresa, as dificuldades de acesso ao local e as condições adversas do terreno, localizado em área de mata fechada e alagado devido às fortes chuvas , dificultaram a chegada de equipamentos e, portanto, a conclusão do serviço. A Coelba ressaltou que os trabalhos de contingência foram mantidos em regime de prontidão até que a energia elétrica na região tivesse sido restabelecida.