Vale do São Francisco

Da Redação Qui , 28/02/2019 às 08:57 | Atualizado em: 28/02/2019 às 08:57

Cerca de 100 famílias rurais de Juazeiro são capacitadas para receber cisternas



Cerca de 100 tecnologias para consumo humano, com capacidade para captar e armazenar até 16 mil litros de água, serão entregues em Juazeiro em mais uma etapa do Projeto Cisternas. Para isto, famílias de comunidades rurais estão sendo capacitadas através de curso de gerenciamento de água, realizado pelo Instituto Nordeste Digital, entidade contratada pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF), responsável pela construção das cisternas.

Durante a capacitação, representantes de cada família recebem instruções sobre o cuidado que deverão ter com a cisterna e a manutenção adequada da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca, conforme o presidente do CONSTESF, Genário Rabelo, que também é prefeito de Canudos.

“O CONSTESF já entregou mais 360 tecnologias em Juazeiro. São cisternas de consumo humano, cisternas de produção e barreiros, que vêm fazendo a diferença na vida de pessoas de baixa renda da zona rural, principalmente nesse período de chuvas. Agora, mais 101 cisternas serão construídas, cumprindo o objetivo de chegar às comunidade mais necessitadas do município”, afirmou Genário Rabelo.