Vale do São Francisco

Claudia Lessa Sex , 28/06/2019 às 15:15 | Atualizado em: 28/06/2019 às 15:17

42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa começa no dia 5 de julho



A 42ª Romaria de Bom Jesus da Lapa, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, traz como tema “Terra, água e justiça: direitos sagrados”. Centenas de romeiros de toda a parte do país já se preparam para o evento religioso que acontece anualmente no município de Bom Jesus da Lapa. Marcada por histórias de luta e espiritualidade, a celebração é um momento de renovação da fé e um espaço de debate sobre os atuais desafios políticos e sociais que vive a sociedade brasileira.

Na carta convocatória dos romeiros para a atividade, está escrito: “O contexto sociopolítico, econômico, ético e moral do nosso país nos demonstra novas, rápidas e diferentes preocupações, que servem para se confirmar aquilo que, praticamente, já se previa. Estamos vendo um Estado cada vez mais a serviço dos grupos macroeconômicos, office-boy do mercado. Mas estamos vigilantes e bisbilhoteiros para com os interesses do povo simples e das suas organizações”.

Diante deste contexto, este ano a romaria terá como lema a citação bíblica “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27). Para esta edição do evento, os romeiros fazem referência, ainda, às palavras do Papa Francisco, no Encontro Mundial de Movimentos Populares, em 2014: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

Programação – A programação da romaria contará com celebrações religiosas, atividades culturais e debates nos plenarinhos com os temas centrais, como terra, fé, política, crianças, juventude e Rio São Francisco, entre outras bacias. A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia, da Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra e Caetité; Arquidiocese de Vitória da Conquista; Santuário Bom Jesus; e organizações e movimentos populares.