Vale do São Francisco

Da Redação Sex , 29/01/2021 às 08:05 | Atualizado em: 29/01/2021 às 08:31

Hospital no município de Barra recebe 15 leitos destinados ao tratamento da Covid-19



O Hospital Santa Rita, no município de Barra, recebeu dez novos leitos clínicos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico da Covid-19 e outros cinco leitos destinados ao tratamento intensivo. Com a ampliação, a unidade hospitalar soma 60 leitos de internação.  A inauguração dos novos leitos aconteceu nessa quinta-feira (28), com as presenças do vice-governador João Leão e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

A unidade é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia, atendendo a casos de média complexidade da região. "Agora, com os novos leitos de UTI, tratará inicialmente dos pacientes graves da Covid-19 e, após a pandemia, será fundamental para casos de AVC, infarto e cirurgias ortopédicas de alta complexidade", afirmou João Leão.

O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que o governador Rui Costa possibilitou a construção de uma rede de atendimento a pacientes infectados pelo novo Coronavírus que  supera dois mil leitos em toda a Bahia. “Graças ao compromisso com as vidas humanas, o Estado tem uma das menores taxas de mortalidade e letalidade do Brasil. Os novos leitos vão fortalecer regionalmente esta rede, cuja taxa de ocupação média das UTIs se encontra em 70%".

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, construções, reformas e ampliações estão sendo realizadas em hospitais de Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Ilhéus e Lauro de Freitas. “Implantando novos serviços, como hemodinâmica, oncologia e neurocirurgia, possibilitamos, simultaneamente, tornar as unidades mais resolutivas e atender os pacientes na própria região, sem a necessidade de deslocamento para a capital, o que acarretaria um distanciamento dos familiares", pontuou.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, responsável pela gestão do Hospital Santa Rita, falou sobre a qualificalção dos serviços na unidade. "A estrutura moderna e tecnológica da UTI, bem como a equipe especializada tem um único objetivo: o bem-estar do paciente por meio de cuidados intensivos e o seu envolvimento no processo de cura, o que gera melhores resultados. E já a partir da próxima segunda-feira (1º), os leitos estarão disponíveis para a Central Estadual de Regulação", informou.