.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, desembarca em Salvador terça para avaliar de perto a chamada tríplice epidemia (dengue, zika e chikungunya) e conversar com prefeitos, principalmente os dos municípios tidos como mais problemáticos (Salvador, Feira, Itabuna, Porto Seguro e Ribeira do Pombal lideram o ranking).
A ideia básica: os prefeitos que obtiverem melhores desempenhos serão 'premiados' com mais verbas; os que não se enquadrarem terão as contas auditadas.
Com 45 mil casos de dengue, 33 mil de zika e 8,9 mil de chikungunya, o infectologista Roberto Badaró, também subsecretário da Saúde, diz que não quer ser alarmista, mas a situação é de emergência.
Noutras palavras, o quadro não é bom, mas é controlável. Se deixar avançar, o risco é o estado entrar no código vermelho da Organização Mundial da Saúde, quando ficam proibidas visitas de estrangeiros.
E aí o prejuízo é incomensurável. A começar pelo Carnaval.
Ranking do direito
Sete faculdades de direito baianas, entre públicas e privadas, ficaram entre as 50 melhores do país no ranking da OAB, a partir do 15º Exame da Ordem.
Na nona posição no geral (leva em conta a taxa de aprovação) está a Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Depois, vêm a Uesb Conquista (11º), a Uefs (15º), a Uneb-Salvador (22º), a Ufba-Salvador (24º), a Uneb-Jacobina (35º) e a Uneb-Camaçari (45º). Entre as 50 piores a Bahia tem duas, a Facisa (Itamaraju) e a Faaf (Luís Eduardo Magalhães).
Portaria e grampo
O jornalista Roberto Messias, secretário de Comunicação de ACM Neto, diz, a propósito da nota ontem publicada com o título Medo de grampo, segundo a qual o prefeito baixou portaria para controlar o acesso de funcionários nos computadores da Casa Civil, que não é bem como escrevemos.
A portaria em apreço é a 471/2010, baixada portanto em 2010 pelo então prefeito João Henrique. O objetivo é manter o uso racional dos equipamentos.
"Eu considero que é fundamental que a gente mantenha cada qual a sua posição, mas não perca o norte de que há algo superior a convicções ideológicas e político-partidárias de cada um, que é o futuro do país"
Jaques Wagner, ministro da Defesa, falando à Folha de S.Paulo sobre Lula procurar Fernando Henrique Cardoso para tentar barrar a ideia de impeachment.
Sem clima
Embora seja oposição na área federal, o deputado Benito Gama (PTB), que presidiu a CPI que resultou no impeachment de Collor, não vê muitas possibilidades de a ideia do impeachment de Dilma prosperar.
- Collor não tinha partido, e Dilma tem, bom ou ruim; 171 votos barrariam o impeachment. Só o PT tem quase 100.
Ele ressalva, todavia, que essa situação é no cenário atual. Se a crise for às ruas e virar um clamor, o quadro é outro.
Quadro feirense
A DataNilo (Babesp), o instituto de pesquisas de Marcelo Nilo (PDT), tem feito pesquisas para diagnosticar cenários eleitorais mesmo a um ano e três meses da eleição.
A última, em Feira, coloca Zé Ronaldo (DEM) com 42% bem à frente dos prováveis adversários: Zé Neto (PT) com 13%; Colbert Martins (PMDB), 10%; e Irmão Lázaro (PSC), 8%.
O deputado Carlos Geilson (sem partido) aparece empatado com Colbert, mesmo não tendo dito que pretende ser candidato.
Balaios de gatos
O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) diz que até o próximo ano vai empenhar-se numa árdua missão: ajustar o casamento do PTN com a base do governo.
Os focos de problemáticos são três, Camaçari, Irecê e Valença. Veja:
1 - Camaçari: Maurício Bacelar, hoje diretor do Detran, disputou com Ademar Delgado (PT), hoje arqui-inimigo do então padrinho, Luiz Caetano. A pretensão dele é harmonizar o saco de gatos.
2 - Irecê: o prefeito Luiz Sobral (PTN) derrotou o então prefeito Zé das Virgens (PT), que quer ser candidato de novo.
3 - Valença: a prefeita Jucélia Nascimento (PTN) derrotou Luciano Moura (PMDB) e Martiniano Costa (PT). Ele quer juntar Jucélia e Martiniano, que não abre mão.
Quebra de encanto
Cantada em versos e prosas por poetas como Vinicius de Moraes e eleito como um dos pontos mágicos de Salvador, Itapuã perdeu o encanto. Ou melhor, virou um inferno.
Moradores lá dizem que assaltos contra pequenos comerciantes e motoristas em trânsito viraram rotina. Está um horror.
POUCAS & BOAS
-
Com o título Recessão e corrupção: a podridão crescente no Brasil, o Financial Times, principal diário da Inglaterra especializado em economia, publicou editorial abordando a crise brasileira. Diz que 'o Brasil hoje tem sido comparado a um filme de terror sem fim'.
-
Um empresário baiano que estava em Londres negociando a venda de soja, um segmento (o de alimentos) em que estamos caminhando bem, pagou o pato. Não teve prejuízo, mas gastou a maior parte do tempo explicando a crise. Os ingleses ficaram mais horrorizados com o que ouviram do que com que leram.
-
Renê Willians, proprietário de um supermercado no bairro de Curral Novo, em Jequié, virou sensação na cidade. Cansado de ser assaltado, ele comprou um caixão de defunto de verdade e na porta do estabelecimento fez 'o velório da segurança pública'. Deu público.
-
O diretor de operação da Chesf, José Ailton de Lima, diz que o São Francisco enfrentar a pior seca dos últimos 84 anos. Cita que a Hidrelétrica de Sobradinho está gerando 280 MW médios e tem capacidade instalada para 1.050 MW.
-
Aliás, a seca castiga todo o Nordeste brasileiro. No rol do Ministério da Integração sobre os municípios em estado de calamidade, a Bahia tem 106 (de 417), mas a pior situação é a do Ceará, com 176 municípios de um total de 184 do estado.
-
Acusado de improbidade administrativa, o prefeito Alexnaldo Moreira, Dr. Alex (PP), de Cocos, no oeste baiano, está em maus lençóis. A juíza Danila Almeida, de Bom Jesus da Lapa, decretou a indisponibilidade dos bens dele, que também é acusado de crime eleitoral.
Colaborou: Cleidiana Ramos