.
A deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Comissão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul na Assembleia, recebeu a confirmação ontem em audiência em Brasília, da presidente do Ibama, Marilene de Oliveira, da completa liberação das obras do Porto Sul. A notícia suscita uma interrogação e uma ironia.
Quem vai construir, se a Bamin, dona da concessão, mesmo sob pressão do governo baiano para decidir se vai pegar ou largar, não decide nem sai de cima?
A ironia: quando estava tudo bem, a economia e a política, foi a maior lenga-lenga para liberar a licença. E ela sai agora...
Nem o mais otimista defensor se anima.
Direito de invadir
A prefeitura de Feira de Santana ganhou na Justiça o direito de entrar em 12 mil imóveis existentes na cidade que estão abandonados para combater o Aedes aegypti.
Foi lá que a chikungunya se instalou e se espalhou pela Bahia e até hoje é um terror.
Francisca Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da prefeitura, diz que vai bolar um plano para entrar nos imóveis suspeitos de ser focos.
Setps emparedado
A desembargadora Maria da Purificação, do TJ, estabeleceu ontem multa diária de R$ 10 mil ao Setps caso não seja cumprida a decisão que assegura a gratuidade para policiais nos transportes públicos.
O pedido da multa foi feito pela PGE informando à desembargadora de que o Setps não estava garantindo a gratuidade, decisão proferida por ela própria.
Convocação e terror — A informação vem a calhar. Em seu site, a Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia) publicou cartaz convocando a tropa da PM para uma reunião hoje em sua sede (Bonfim), com a presença do deputado soldado Prisco, para discutir o assunto.
Nas redes sociais, como o WhatsApp, o terror na forma de aviso à população: que todos tomem cuidado porque, com a cidade despoliciada, os assaltos vão aumentar.
"Se existem parcelas em atraso, é uma questão comercial que diz respeito a mim e ao credor. Não podendo, jamais, em tempo algum, sob risco de grave ação judicial a quem afirme que tal atraso se deve a falta de recursos escusos. Afirmações caluniosas e infames! Filho da p..."
Fernando Collor, senador, em discurso que ele encerrou xingando o procurador Rodrigo Janot por ter desaconselhado a devolução dos seus carros caros.
Na orla de Itapuã
Apreensivos depois de terem ouvido que permissionários do Mercado do Peixe do Rio Vermelho serão transferidos para o de Itapuã, os permissionários dos 13 quiosques da orla de Itapuã, que tiveram as instalações derrubadas com as obras lá, podem dormir em paz.
A secretária da Ordem Pública, Rosemma Maluf, diz que uma coisa nada tem a ver com a outra.
Últimos instantes
O argentino Horácio Fidel Lopez, dono da churrascaria Carne na Brasa, tinha acabado de dar uma entrevista a um repórter de A TARDE, para uma matéria sobre empreendedorismo, que sairia domingo, quando foi assassinado. Ele disse que ia tudo bem, com ressalvas. E, por ser estrangeiro, sentia-se prejudicado.
O dono do terreno, segundo um vizinho, é um brasileiro que mora nos EUA.
Pesquisas à solta
Começou a encher nos quatro cantos da Bahia (a começar por Salvador) a maré de pesquisas de intenções de voto para 2016.
Aduba o ti-ti-ti, mas a serventia acaba aí.
Só para lembrar, um ano atrás, a esta altura do campeonato, Rui Costa tinha 2,5% e hoje é o governador.
Questão de foco
O deputado Antônio Henrique Júnior (PP) diz que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente precisa focar na quantidade de água outorgada do aquífero de Urucuia que é destinada à irrigação na região oeste.
Atualmente, a distância entre os pontos de captação de água é determinado de forma-padrão em todo o estado.
Ele acha que lá importa mais a quantidade. Distância é secundário.
Água no feijão
Rui Costa, ao lado de Jaques Wagner, irá amanhã a Morro do Chapéu e enfrentará protesto de grupos que não gostaram da ideia de privatizar a Estrada do Feijão.
A BA-052, ou Estrada do Feijão, tem 459 km e liga a cidade de Feira de Santana a Xique-Xique, cruzando dezenas de municípios.
A rodovia foi construída.
POUCAS & BOAS
-
Oziel Araújo, o vereador mais votado do PT em Camaçari em 2012, anunciou ontem que está saindo do partido. Diz estar insatisfeito com o prefeito Ademar Delgado e inclina-se a ir para o DEM.
-
Relator do projeto de lei antiterrorismo, de autoria do Executivo, o deputado Arthur Maia (SDD) tirou no seu parecer, ontem apresentado, o artigo que trata dos movimentos sociais. Ele diz que movimentos sociais, sindicais e religiosos, em caso de cometerem excessos, responderão via Código Penal.
-
Ausente nas duas primeiras sessões da Assembleia no segundo semestre, o deputado Paulo Rangel (PT), que é de Paulo Afonso, 'bombou' nos sites da terra. Dizem lá que ele é o campeão de faltas no primeiro semestre, com 30, e caminha para repetir a dose no segundo.
-
O escritor Marcos Peralta lança amanhã (18h), na Livraria Saraiva do Shopping da Bahia (ex-Iguatemi), o livro Estalos e Faíscas nas Asas do Vento. A iniciativa integra as comemorações dos seis anos do projeto Fala Escritor.
-
O advogado Tiago Cedraz, filho de Aroldo Cedraz, presidente do TCU, continua sendo o assunto principal na região do sisal (ele é de Valente). Envolvido na Lava Jato (é acusado de receber propina para passar informações privilegiadas), leva a reboque Luciano Araújo, presidente do SDD na Bahia.
-
Uma missa hoje (12h), celebrada por dom Gilson Andrade, bispo auxiliar de Salvador, na área externa da capela do Hospital São Rafael, vai marcar a passagem dos 41 anos do Monte Tabor na Bahia.
Colaboraram: Paulo Oliveira e Luiz Tito