Se o PT cometeu o pecado de vitaminar o esquemão após ter passado largo tempo na oposição posando de dono da boa ética na política, o PSDB também foi na mesma linha, ao ser incisivo no combate à corrupção de petistas, mas passar a mão na cabeça de Eduardo Cunha, mesmo com todos os indícios de corrupção do dito-cujo.
Agora, solta o brado contra Cunha, dizendo que as explicações sobre o dinheiro na Suíça não convenceram.
O que mudou? Em termos éticos, nada. Apenas Cunha caiu em desgraça, virou descartável porque nada mais tem a oferecer.
Quando tinha a pauta-bomba que prometia destroçar Dilma, foi tratado com mãos de pelica, por ambos os lados, diga-se. O tucanato de Aécio Neves queria o impeachment e, para isso, entrou no vale-tudo. Os governistas queriam amansar O senhor impeachment, como a revista Época chegou a chamá-lo, duas semanas atrás.
Como Cunha quer salvar a pele (evitar a cadeia) e ninguém pode garantir, o forrobodó tendo-o como ator principal acabou. Desabou de estrela, agora é réu jurídico e político.
Mas por mais irônico que possa parecer, não é que Cunha prestou um grande serviço à nação? Escancarou ante qualquer olhar sensato que é tudo farinha do mesmo saco.
Enfim, um aliado
Carente de defensores no campo político ante a ameaça de sua extinção, enfim o TCM achou um aliado de peso. Anteontem, no TCE, onde recebeu a Medalha Jorge Calmon, ACM Neto soltou o verbo sem meias-palavras:
- Sou radicalmente contra. Se isso vingar, será um atentado ao estado democrático de direito, um retrocesso muito grande.
Marcelo Nilo, presidente da Assembleia e autor da proposta, pegou leve:
- Estou apenas propondo a discussão.
Pero no mucho — Claramente favorável ao fim do TCM, a deputada Luiza Maia (PT) disse ontem que não é a favor da extinção e sim da incorporação. Ou seja, acaba o tribunal, mas a estrutura iria para o TCE.
A tese da vingança permanece. Ela e o marido, o deputado federal Luiz Caetano (PT), têm querelas (inclusive judiciais) com o conselheiro Paolo Marconi.
"Isso não passa de lenda urbana. A mesma urna que elegeu a senhora Dilma Rousseff elege o senhor Aécio Neves, Geraldo Alckmin e os parlamentarespor todo o país"
Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, no 10º Seminário Internacional da Acrefi, em São Paulo, criticando a suspeita levantada pelo PSDB de que teria havido fraude na eleição de Dilma.
Outra exceção
No meio do intenso chororô que sacode os quatro cantos da Bahia, com prefeitos bradando a falta de dinheiro, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), evoca para si o direito de estar no time dos poucos que vão bem, apesar da crise.
A folha, de R$ 21 milhões, está em dia, metade do 13º foi pago em julho, a outra metade será paga em dia, o salário de dezembro também, e, de quebra, a cidade terá, vasta programação natalina.
Em suma, no que depende da administração dele, o Natal será feliz.
Protesto nordestino
Crítico do pouco caso que o governo tem feito com os aliados, o senador Walter Pinheiro (PT) subiu o tom. Apontou o canhão para o ministro da Integração, Gilberto Occhi.
- Ele não integra xongas nenhuma. Um bocado de ministros que vão para a Integração Nacional não sabe onde é que o calo está apertando. Se acostumaram a ver flores por aí afora, mas não a flor de cacto no período mais difícil da seca. Não sabem nem o que é ter que cortar a palma para dar de comer aos animais.
Apelo final — Pinheiro soltou o protesto da tribuna do Senado. E, ao terminar, ainda botou tempero: conclamou a bancada nordestina a pressionar o governo para atender às demandas da região. Foi no Nordeste que Dilma garantiu a eleição.
Esperando o governo
A assessoria do Monte Tabor (Hospital São Rafael), que durante nove anos administrou o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, a propósito de nota ontem publicada afirmando que 600 funcionários foram demitidos e até agora nada receberam, diz que todas as tratativas para garantir os direitos dos trabalhadores estão sendo feitas, mas depende de repasses do governo. O último deles foi feito em agosto.
Sobre as 17 grávidas demitidas, nada falou.
Ainda Robinho
O caso do deputado Robinho (PP), que subiu na tribuna da Assembleia para bradar que não foi convidado para a viagem de Rui Costa ao sul da Bahia, onde ele teve os votos que o elegeu, está virando novela.
O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) diz que não só o convidou, mas também o gabinete do governador. Ontem, Robinho disse que não foi bem assim:
- O evento foi dia 5 (quinta-feira) e os convites só chegaram dia 10 (terça).
POUCAS & BOAS
-
O comitê impulsor baiano da mobilização nacional para a I Marcha de Mulheres Negras, que vai acontecer dia 18 em Brasília, vai dar coletiva amanhã (9h) no Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), no Largo 2 de Julho.
-
As taxas de homicídios contra mulheres cresceu 79,3% no Nordeste nos últimos 10 anos, segundo o Mapa da Violência. A Bahia é o terceiro estado onde esse tipo de violência mais cresce. A Marcha das Mulheres vai denunciar isso.
-
A Assembleia lança hoje (17h) no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia a segunda edição do livro J. J. Seabra, sua vida e suas obras, do desembargador federal Edilton Meireles. A primeira edição foi lançada em 1989 em convênio entre Senado e Fundação Pedro Calmon.
-
Supermercadistas, atacadistas, fornecedores e líderes empresariais e políticos participam de hoje a domingo no Hotel Iberostar (Praia do Forte), do 39º Encontro Baiano de Supermercados.
-
A Abase (Associação Bahiana de Supermercados), que promove o evento, vai comemorar este ano o centenário do lendário empresário Mamede Paes Mendonça, que foi o criador do encontro.
-
Vários serviços especializados vão marcar sábado a passagem do Dia Mundial do Diabetes. O Centro de Saúde Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), da prefeitura de Salvador, vai realizar amanhã (das 8 às 12h) várias ações educativas. É grátis.
-
Oftalmologista, a deputada Fabíola Mansur (PSB) festeja a aprovação, na CCJ da Assembleia, de projeto dela que torna obrigatório exame de vista para toda criança que ingressar em creches ou escolas.