Os desembargadores do TJ da Bahia vão curtir o feriadão hoje ligados na sessão de amanhã, quando vão eleger o novo presidente para o próximo biênio.
No começo o cenário era confuso, agora clareou mais. Os candidatos são cinco: Gesivaldo Brito, Cícero Landim, Lourival Trindade, Olegário Caldas e Rosita Falcão, mas a disputa se afunilou entre os dois primeiros.
Como são 49 desembargadores, quem tiver 30 votos leva no primeiro turno.
Gesivaldo, que tem apoio dos ex-presidentes Mário Alberto Hirs e Telma Brito, diz que vai ganhar na primeira rodada. Landim também tem o mesmo discurso.
Como em embates eleitorais majoritários, todos dizem que vão ganhar. E só ganha um.
Mau cheiro
A visita da PF ontem à Embasa, para investigar provável agressão ambiental com o lançamento de esgoto ao mar sem tratamento, por negligência, tem a ver com a prática que a empresa adotou, a de dar satisfações nem sempre completas.
Alguns que acompanham a Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa), que controla a Embasa, dizem que a empresa é acostumada a dar informações picotadas. Fez o mesmo com a PF, dançou.
Vereadores unidos
Empenhada em refundar a União dos Vereadores da Bahia, a vereadora Edilene Ferreira (PR), de Serrinha, reuniu ontem na Assembleia mais de 300 presidentes de Câmaras da Bahia, algo que a surpreendeu.
Os 417 municípios baianos têm exatos 4.494 vereadores e ano passado o índice de renovação foi da ordem de 70%:
– Tenho andado por outros estados e noto que neles há emendas para construir uma sede para os vereadores, menos a Bahia.
"
O que vale é a grife. Gostariam de encontrar um Emmanuel Macron, mas até agora só acharam um insípido animador de auditório
Marco Antônio Vila, historiador e comentarista político, criticando a ideia da candidatura de Luciano Hulk
"
Alguém vai ter que defender esse legado
Romero Jucá, senador de Rondônia e presidente nacional do PMDB, um dos acusados da Lava Jato, dizendo que o partido poderá ter candidato para defender o legado de Temer
Em dose dupla
Encontrada morta ontem numa das escadas do Edifício Catabas, vítima de assassinato, a jornalista Daniela Bispo provocou intensa comoção entre colegas do call center que atende vítimas de agressão, ligado à Secretaria dos Direitos Humanos, da qual é ministra a baiana Luislinda Valois.
Mais de 20 pessoas passaram mal. Pediram aos superiores em Brasília para suspender os trabalhos. A resposta foi curta: ninguém sai.
Anjo Coronel
Ângelo Coronel (PSD) promulgou ontem a lei que institui o plano de cargos e salários da Assembleia. Alguns servidores foram vestidos com camisetas Anjo Coronel. Entende-se: os servidores de carreira sempre foram esquecidos. Deputados preferem os cargos comissionados, que podem ser manipulados.
Pibid em risco
A ameaça do governo de Temer de acabar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) agitou a deputada Fabíola Mansur (PSB).
Depois de realizar uma concorrida audiência pública anteontem (Fabíola é presidente da Comissão de Educação da Assembleia), ela criou a hastag #ficapibid e já agregou apoios em todo o mundo acadêmico.
O Pibid banca bolsas de estudos para alunos universitários da aulas nas escolas públicas, e, segundo Fabíola, extingui-lo seria um grande desserviço à nação:
– Os alunos se qualificam e qualificam as crianças nas escolas. Vão dar aulas por uma bolsa de apenas R$ 400. É um absurdo. Vamos tentar sensibilizar o Brasil.
POUCAS & BOAS
* Moradores da Capelinha de São Caetano vão se reunir amanhã (14h) na Igreja de São Nicolau com o secretário de Transportes de Salvador, Fábio Mota: vão dizer que as mudanças nas linhas deixaram eles em má situação. As linhas Calçada, Comércio e Campo Grande foram desativadas e a da Pituba está indo. Eles dizem que há casos em que andam até 2 km.
* Salvador recebe sexta (9h) o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste. Será na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), congregando a Sudene e Associação Nordeste Forte (que reúne as federações das indústrias do Nordeste). Ricardo Alban e Marcelo Neves, dirigentes da Fieb e da Sudene, estarão lá.
* Alvo de intensas polêmicas com a recusa da Ufba em exibi-lo, o filme O Jardim das Aflições, que fala da obra homônima do filósofo Olavo de Carvalho, será exibido na segunda (19h) no Centro Cultural da Câmara. O vereador Alexandre Aleluia (DEM) diz que levou a exibição para 'um local seguro'.
Colaborou: Paula Pitta