Um protesto do Movimento Lula Livre e outros grupos de esquerda foi judicialmente impedido de acontecer hoje em frente ao Shopping Barra. O juiz Carlos Cerqueira Júnior, da 6ª Vara Cível e Comercial, proibiu qualquer tipo de ato, fora e dentro do local, a pedido da administração do próprio estabelecimento comercial. Uma tacada estratégica e cirúrgica para tranquilizar a passagem do juiz federal Sérgio Moro por Salvador. Ali mesmo, no Shopping Barra, Moro, o eterno juiz da Lava Jato, participa do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF-BA).
A ordem do juiz de direito da Bahia é explícita: vale para qualquer tipo de protesto, e estipula multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão judicial, segundo informou à imprensa o Fórum dos Movimentos Sociais de Salvador.
– É um absurdo completo, um desrespeito total ao direito de expressão, se proibir que em qualquer lugar da cidade as pessoas não tenham direito de protestar contra quem quer que seja – reclamou a entidade em nota.
Sérgio Moro – Não pode no Shopping Barra e entorno, mas a liminar nada dizia sobre manifestar em frente ao hotel onde Moro se encontrava ontem à noite para um jantar com pessoas do mundo jurídico e convidados. Assim, em frente ao Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, um grupo realizou um protesto. A decisão do juiz também despertou a ira da vereadora Marta Rodrigues (PT), que, em sessão na tarde de ontem na Câmara Municipal de Salvador, vociferou contra a proibição da manifestação. A líder da oposição ressaltou que a decisão “não encontra respaldo na Constituição”.
– O nome disso é censura – disse.
Fugindo
Favorito para (re)ocupar o Executivo do estado da Bahia, segundo as últimas pesquisas eleitorais realizadas e divulgadas, o candidato Rui Costa (PT) vem dando cano na imprensa. Só esta semana, o petista faltou a duas entrevistas e um debate para os quais fora convidado. Na última segunda-feira, 20, também deixou de comparecer a uma sabatina com jornalistas na rádio Itapoan FM e, ontem, não apareceu no debate da rádio Sociedade. No entanto, continua ativo na campanha à reeleição. Rui visitou o interior baiano durante estes dias longe da imprensa. Em tempo, o governador disse que não leva em consideração as pesquisas eleitorais, enquanto seus adversários o criticam por fazer muita propaganda e, segundo eles, fugir do debate.
Enquete difícil
O Supremo Tribunal da Justiça (STJ) lançou ontem uma enquete popular sobre Metas Nacionais de 2019, que definirá as prioridades do Poder Judiciário para o próximo ano, aliás, logo ali. A pesquisa está disponível em um formulário, feita no prático Google Forms, e que pode ser acessado pelo site do órgão ou nas redes sociais. Até aqui tudo perfeito, uma ótima iniciativa, sempre louvável ouvir a população. No entanto, os dois enunciados são um tanto técnicos e de difícil leitura para grande parte da população, o que fará, mesmo, com que só os magistrados e advogados, como perfis em destaque para assinalar logo no início, devam preencher e participar. Uma pena.
POUCAS & BOAS
* O 7º Festival de Dança de Itacaré vai movimentar a cidade litorânea e a vizinha Ilhéus de 10 a 16 de setembro, com espetáculos, oficinas e palestras para diferentes públicos. Entre os destaques desta nova edição estão a Cia Dita, de Fortaleza, e o Balé do Teatro Castro Alves, da capital Salvador, que se apresentam no Teatro Municipal de Ilhéus dias 10 e 11, respectivamente. Já entre os dias 12 e 16, a programação do Festival de Dança será levada para diversos espaços de Itacaré.
* A 2ª edição dos Jogos Interescolares da Rede Municipal de ensino de Itabuna começa hoje na sede da Associação Atlética Banco do Brasil. Com diversas modalidades, que visam combater o sedentarismo e promover mobilidade, a recreação e o espírito esportivo. Os jogos envolvem cerca de 1.200 estudantes com idades entre 7 e 15 anos e prosseguem até o dia 13 de setembro.