Erick Tedesco e Marco Antônio Jr. | tempopresente@grupoatarde.com.br | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado
Carletto leva em consideração um levantamento em que aponta a expectativa de vida, no Brasil, de 76 anos
O deputado federal Ronaldo Carletto (PP), reeleito para novo mandato, lembrou ontem em sua conta numa rede social de uma pertinente indicação ao ministro do Desenvolvimento Social, Esportes e Cultura, Osmar Terra, preocupada com envelhecimento sadio da população brasileira. O que o parlamentar baiano pede é a criação de uma política nacional para o Brasil ter condições sociais e econômicas para amparar os idosos.
Carletto leva em consideração um levantamento em que aponta a expectativa de vida, no Brasil, de 76 anos, a maior da história do País, uma elevação de 22 anos em relação ao que ocorria na década de 1960, ele reflete, quando os brasileiros tinham uma expectativa de viver apenas 54 anos.
Cumprimento – O parlamentar da Bahia afirma que se trata de uma política pública indispensável ao País:
– É fundamental, é urgente, é indispensável que o Brasil se prepare para se tornar um país melhor no futuro, de maneira a conseguir cumprir aquilo que a Constituição Federal definiu como os objetivos da República – afirmou Carletto.
Calçadão em Valença
Valença, na região baixo sul do litoral baiano, vai ganhar um calçadão na zona comercial da área central. Segundo o deputado federal Cláudio Cajado (PP), trata-se de um sonho antigo da cidade. Ontem, numa postagem na sua página profissional do Facebook, divulgou que o Ministério do Turismo empenhou R$ 1,2 milhão para a obra. Reeleito para mais um mandato em Brasília, Cajado anda ativo nas redes sociais até mesmo nestes últimos dias de 2018.
Arvoredo tucano
O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, ocupará a secretaria da Investe SP, que agencia investimentos e ações de empreendedorismo em nível estadual, no governo de João Doria. O tucano terá a missão de aproximar a ala antiga do partido aos novos aliados de Doria, que está longe de ser uma unanimidade. O tucanato já se arvora ao redor de Nunes Ferreira em busca de espaço na gestão paulista – e há espaço. A Investe SP está ligada à Secretaria da Fazenda, Planejamento e Gestão, que será chefiada por Henrique Meirelles, que por sua vez não tem aliados políticos no MDB. Sem ter quem indicar, Nunes quer abrir espaço partidário em uma gestão que não tem como marca a indicação de muitos afiliados políticos.
Justiça pela paz em casa
Já estão definidas as datas em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará em 2019 as três edições da Semana Justiça pela Paz em Casa, que visam ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha. Os julgamentos dos processos de violência doméstica ocorrerão entre 11 e 15 de março (13ª edição), de 19 a 23 de agosto (14ª edição) e de 25 a 29 de novembro (15ª edição). A informação é do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, onde acontecerão as audiências nas respectivas datas.
Coordenadas e desenvolvidas em cada estado brasileiro pelas coordenadorias estaduais da mulher em situação de violência dos tribunais, que também promovem ações pedagógicas para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade, estas ações são importantes para acelerar o julgamento e desafogar na Justiça os tantos casos de feminicídio e processos relacionados à violência contra a mulher.