Ilha dos Frades, localizada na Baia de Todos-os-Santos, é um dos locais mais procurados por turistas no verão
Os visitantes de regiões turísticas da Bahia podem contar com o pleno serviço de oferta de água e energia elétrica, de acordo com o trabalho desenvolvido pela Embasa e a concessionária de energia elétrica Coelba.
Em razão do grande fluxo esperado para o Réveillon e toda a alta estação, e a partir de estudos tendo como base experiências de anos anteriores, os municípios mais procurados pelos turistas precisam de mais cuidados para evitar a sobrecarga da rede elétrica ou algum desabastecimento de água.
Como agravante, no caso da água, as altas temperaturas e o baixo índice pluviométrico poderiam produzir alguma restrição de oferta, não fosse o planejamento realizado com a participação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.
A direção da Coelba anunciou investimentos de R$ 50 milhões em ações estratégicas nas principais praias da Bahia, localizadas em 10 municípios e seu entorno, cada uma com um plano específico.
Adequação – As equipes da concessionária realizaram um trabalho meticuloso sobre a importância da adequação de empreendimentos às faixas corretas de consumo como medida para melhor mensuração da demanda.
A previsão é de uma demanda de mais de 500 mil consumidores nas áreas vistoriadas, com a utilização de mais 60 alimentadores móveis e realização de alimentação preventiva.
– A qualidade dos serviços turísticos oferecidos aos visitantes depende de uma série de variáveis, que inclui serviços públicos e concessões como o fornecimento de energia elétrica, água, segurança pública, entre outros – disse o secretário de Turismo, Fausto Franco.
“Por 28 anos estive na Câmara. Agora coloco em prática o que vi e aprendi para o bem do nosso País. Caso, de concreto, você seja prejudicado por qualquer decisão minha, eu mesmo saio da vida pública”
Jair Bolsonaro, presidente da República, em postagem em seu perfil no Twitter ontem.
IF Baiano abre seleção
Os estudantes interessados em ingressar na graduação em cursos ofertados pelo IF Baiano tem de 21 a 24 do mês que vem para realizar inscrição via Sisu. No total, o instituto disponibiliza 740 vagas para os campi de Uruçuca, Guanambi, Catu, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Bom Jesus da Lapa. Para fazer a inscrição no Sisu, o estudante tem que ter participado do Enem 2019, obtido nota na redação diferente de zero e não estar na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2019. É necessário ainda informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem. Ao preencher o cadastro, o candidato também deve informar a opção por concorrer pela reserva de vagas para ampla concorrência ou para estudantes oriundos de escolas públicas.
Saúde: 6,8% do PIB da Bahia
De acordo com os dados divulgados ontem pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, a Saúde representou 6,8% do Produto Interno Bruto da Bahia no ano passado. A SEI informou ainda que entre 2010 e 2019 cresceu em 37% o número de estabelecimentos que prestam serviços no setor, públicos ou privados.
– A SEI, mais uma vez, presta um importante serviço para a sociedade, com a sistematização destes dados da Saúde. São informações que comprovam a prioridade que o governo do estado tem dado a este importante segmento, uma vez que sua representatividade é bem superior àquela apresentada em nível federal, com apenas 4,9% do PIB do país – defendeu o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, considera que a pesquisa da SEI traz contribuição significativa para a gestão do setor.
- A pesquisa revela, por exemplo, a ampliação de estabelecimentos de Saúde na Bahia, que saiu de 12.802 em 2010 para 17.556 até setembro de 2019, considerando o setor público e o privado.
O estudo publicado revela também que em 2018 haviam 114.522 pessoas ocupadas nas atividades associadas à Saúde, o que representa 15% de todos os empregos formais do setor de serviços.
- Importante ressaltar que os dados do Ministério do Trabalho/RAIS dizem respeito apenas àquelas ocupações relacionadas aos empregos com carteira de trabalho assinada, em 2017. Se considerarmos todas as ocupações no setor, isto é, tanto as ocupações associadas aos empregos com carteira quanto aquelas associadas às pessoas jurídicas e servidores estatutários, teríamos um número ainda maior de pessoas exercendo alguma atividade no setor, explicou a diretora da SEI, Jorgete Costa.