De acordo com Maria Brasil, pesquisa pretende revelar aspectos do perfil do empresário com menos de 40 anos | Foto: Marcelo Moraes | Divulgação
A presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia), Maria Brasil, destaca a importância de participar da consulta pública sobre o perfil do jovem empreendedor no Brasil.
Segundo a presidente da entidade, a pesquisa pretende revelar aspectos do perfil do empresário com menos de 40 anos no Brasil, no trabalho desenvolvido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).
As respostas aos itens relacionados serão enviadas até dia 15 de março, quando começará o mapeamento por perfil socioeconômico, distribuído por idade, gênero, renda e escolaridade.
– Contribui tanto para o empreendedor quanto para o mercado como um todo. A partir dos dados levantados, podemos ter um retrato fidedigno dos negócios jovens no País, além de influenciar a tomada de decisões – observa Maria Brasil.
Itens verificados – Serão verificados os perfis das empresas, como área de atuação, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação do empreendimento. Também constam do trabalho os aspectos relativos ao empreendedorismo e o ambiente político-econômico.
Pode participar da pesquisa qualquer empresário com até 40 anos e um CNPJ cadastrado. Os dados colhidos são confidenciais e vão ajudar a Conaje a identificar os principais desafios, tanto em nível estadual quanto nacional.
O trabalho, apoiado pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia, visa fomentar junto ao poder público políticas voltadas para o fortalecimento do setor. A pesquisa realizada pela Conaje já pode ser acessada pelo link.
"
O governo brasileiro manifesta seu agradecimento ao governo chinês por autorizar o pouso das aeronaves brasileiras e facilitar os trâmites necessários para a retirada dos brasileiros e seus familiares
Itamarati, em nota sobre a operação para retirada de brasileiros ameaçados de contágio pelo coronavírus
Defesa confusa
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) participou de uma sessão especial na Câmara dos Vereadores de Salvador (CMS) sexta-feira. Ao ser perguntado sobre frase postada em uma rede social na última quinta-feira, questionando o que é ser um conservador e afirmando que “não precisa estudar, ler livros e fazer cursos”, ele respondeu de uma forma no mínimo confusa.
– Se você vai trabalhar e volta de seu trabalho, o seu carro está quebrado, roubaram seu carro, você gosta disso? Eu não gosto; ou seja, isso é um indicativo de que você é um conservador – tentou explicar.
O deputado federal terminou afirmando que ser conservador é “conservar valores”, e que “quem acredita na transformação pela violência é o pessoal da esquerda”.
POUCAS & BOAS
A pesquisa com resíduos da indústria mineradora para produção de massa cerâmica utilizada na fabricação de blocos, placas de revestimento e telhas, levou um grupo de pesquisadores do Instituto Federal da Bahia, Campus Jacobina, para o evento Qualicer 2020, que começa amanhã, em Castellón, Espanha. O evento internacional é referência no âmbito da qualidade de produtos cerâmicos e conta pela segunda vez com a presença do Ifba Jacobina. Para a edição 2020, professores e alunos estão apresentando o resultado de experiências com resíduos da exploração de esmeralda, granito Mairi, caulim e mármore Bege Bahia. O trabalho envolveu os profissionais Tércio Machado (eng. mecânico), Talita Gentil (geóloga), Jonei Marques (eng. de minas), Beliato Campos (físico) e os professores Raimison B. de Assis, Flanelson Monteiro e Naedja Pontes, além dos estudantes Jaédson Santos, do curso técnico integrado de mineração, e Jander Lopes (eletromecânica). Todos são integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do Ifba. O Qualicer 2020, que termina terça-feira, reúne pesquisadores e fabricantes de diversos países, com foco na qualidade do recobrimento cerâmico nas construções contemporâneas.
Com a expectativa de reunir 1.500 docentes, começa, amanhã, no Centro de Convenções de Ilhéus, a Jornada Pedagógica 2020, com o tema Por uma Educação das Sensibilidades. A jornada pedagógica municipal prosseguirá até a sexta-feira, quando será encerrada no Teatro Municipal.