A expectativa é imunizar pelo menos 180 mil animais em Salvador | Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE | 29.9.2016
Mais de 70 mil animais foram vacinados contra a raiva, sem seus proprietários precisarem sair dos veículos, no sistema conhecido por drive-thru, com o cuidado das condições necessárias para evitar infecção por coronavírus.
Este será o último final de semana do projeto, tido como pioneiro no país: os servidores municipais estarão à espera dos cães e gatos, hoje, amanhã e domingo, dia 20, das 9 às 16 horas, na Fonte Nova, e na Praça do Sol, em Periperi, subúrbio ferroviário.
A equipe do setor de raiva e veterinária do Centro de Controle de Zoonoses destaca o fato de ser a última oportunidade, nesta etapa, para quem tem dificuldade de vacinar os animais no decorrer dos dias úteis, por precisarem trabalhar.
Os donos dos animais precisam usar máscara, como obrigação, a fim de não expor os servidores a infecção, assim como os responsáveis pela vacinação também estarão utilizando equipamento de proteção necessários.
Transporte dos animais – Os animais a serem imunizados devem ser transportados com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. Além do condutor, pede-se a presença de um acompanhante para conter o animal, pois é comum a reação no momento da aplicação da dose.
Neste período de campanha, os agentes de combate às endemias também percorrem as ruas dos bairros com a aplicação da vacina em pontos volantes, de segunda a sexta-feira.
A expectativa é imunizar pelo menos 180 mil animais em Salvador. Além dos drives, a ação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em mais de 92 postos de saúde de Salvador.
“Ele alega, no
depoimento dele, que
não me acusou. (...) [Ele
diz que] trouxe fatos e
que cabe agora ao MP
e ao STF aprofundar as
investigações. Pô, tá
de brincadeira esse
Sérgio Moro”
Jair Bolsonaro, presidente da República, em transmissão ao vivo sobre a sua interferência na Polícia Federal, onde diz ainda que as suspeitas são uma “farsa” e que ele vai “enterrar” a investigação
Festival de Mídia
A campanha de divulgação do Festival de Criatividade e Mídia de Salvador, criada pela agência Morya, começa a circular no próximo final de semana, em diversos veículos do estado. O tema Chega de Normal sugere a busca de inovação como palavra-chave para a realização do evento, considerado o mais importante do setor no Nordeste, este ano, sob impacto da pandemia.
Depois de contar 10 mil participantes, na soma das duas primeiras edições, o festival abrirá inscrição com o objetivo de atrair pessoas de diferentes regiões do país e do mundo. Diferentemente de como saiu publicado nesta coluna quarta-feira, o número de 10 mil não corresponde à edição deste ano, a terceira do festival, pois sequer foram abertas as inscrições desta nova edição.
Salvador do futuro
A prefeitura de Salvador abriu consulta pública para que a população participe do Plano Salvador 500, iniciativa que reúne ideias para promover a redução das desigualdades e a integração social, ambiental, econômica e cultural. Na página da Fundação Mário Leal Ferreira – www.fmlf.salvador.gov.br – as pessoas devem identificar seu bairro de residência e então indicar 10 prioridades de intervenção nas áreas supracitadas, no médio (até 2030) e longo (2049) prazos. O prazo de resposta ao questionário vai até 10 de outubro.
POUCAS & BOAS
Os cerca de 300 produtores rurais da área que foi alvo das Operações Faroeste em Formosa do Rio Preto, ainda aguardam a liberação de documentos definitivos das fazendas para iniciar o plantio, com a aproximação do período chuvoso. Por meio da Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangabeiras (Aprochama), eles reclamam que, apesar das sucessivas vitórias na Justiça, a demora em obter a documentação está gerando um clima de insegurança jurídica. Esta semana a associação enviou pedido à desembargadora Sílvia Zarif, do TJ-BA, para solucionar a questão, alegando que o CNJ já devolveu o título das terras para os agricultores, mas que o TJ-BA não devolveu a posse definitiva.
Começa hoje o VI Ciclo de Debates do Museu do Alto do Sertão da Bahia, em Caetité, com o tema ‘Território e Políticas de Gestão Patrimonial no Alto Sertão’. A ação faz parte da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus com atividades para todos os públicos. A programação é virtual e segue até 2 de outubro.