A cirurgia robótica une a mais atualizada tecnologia às necessidades da medicina para intervenções precisas | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE | 4.7.2019
São limitadas as vagas para inscrições no I Simpósio Multidisciplinar de Cirurgia Robótica da Bahia, também conhecido, em inglês, por Robotic Surgery Experience Bahia, programado para os próximos dias 27 e 28, em Salvador.
Os formulários para o preenchimento de cadastro pelos participantes e as principais informações relacionadas ao encontro presencial estão disponíveis no endereço www.abmeventos.org.br.
A cirurgia robótica une a mais atualizada tecnologia às necessidades da medicina para intervenções precisas com destaque para as áreas de urologia, ginecologia, endometriose profunda, cirurgias de câncer e operações de um modo geral.
A realização do simpósio é de responsabilidade do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), garantindo o protocolo de segurança sanitária e todas as normas exigidas pela prefeitura de Salvador.
Benefícios – Entre os benefícios para a prática em debate está, por exemplo, o fato de que as pessoas afligidas pelo câncer de próstata teriam mais chances de conter a incontinência urinária no pós-operatório, conforme será demonstrado pelos especialistas confirmados entre os palestrantes.
O simpósio terá também a utilização de simuladores possibilitando que todos conheçam o funcionamento do robô, além de uma cirurgia, transmitida ao vivo para todo o público presente.
Em tempos de disseminação de dúvidas descabidas em relação ao alcance da ciência, pelo mau uso da internet por grupos sociais voltados para crenças dogmáticas, o simpósio é também uma forma de valorizar a produção de conhecimento na área médica.
“Sendo plenamente
responsável pela
despesa, com tudo
desindexado, sem o piso
[dos gastos] andar, nós
podemos, no segundo
momento, examinar se
o Brasil precisa ou não
disso [teto de gastos]”
Paulo Guedes, ministro da Economia, admitindo a possibilidade de descontinuar o teto de gastos, que limita uma série de investimentos do governo federal durante os próximos 20 anos
“Fogo amigo”
O Avante enviou à CPMI das Fake News um relatório denunciando fraude em um tracking oficial realizado pela legenda e o disparo em massa via aplicativo de mensagens dos dados alterados com o intuito de obter ganhos políticos na eleição para prefeito de Salvador em 2020. Segundo o coordenador da campanha do Pastor Sargento Isidório e presidente da CPMI, senador Ângelo Coronel (PSD), indícios colhidos pelo Avante indicam que a ação pode ter partido de legendas da base do governador Rui Costa (PT) que disputavam o pleito, configurando o “fogo amigo”.
– Praticaram um crime e vamos investigar. Os dados já estão com a PF. Adulteraram os resultados do levantamento divulgando-o como oficial do Avante, na velha prática de induzir o eleitor a dar o voto útil, afirma.
Retomada em Camaçari
O secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Jorge da Costa chega amanhã a Camaçari para visita a uma fábrica de fertilizantes, como parte do esforço para a retomada do crescimento econômico do país, com ênfase na recuperação da indústria nacional. Alvo da visita, a Unigel deve reativar ano que vem duas unidades de produção de fertilizantes arrendadas da Petrobras (antigas Fafens).
POUCAS & BOAS
Começa hoje a 16ª edição da Semana da Consciência Negra de Barreiras (Seconba) com o tema ‘Protagonismo e Empoderamento Negro no Oeste da Bahia’, pela primeira vez em dois dias e em formato virtual para seguir as normas de distanciamento em decorrência da Covid-19. O evento, iniciado há 16 anos através das equipes de docentes e discentes do Campus IX da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), atualmente agrega também as equipes do Ifba e da Ufob, além de outras parcerias com instituições que atuam na região oeste.
A consulta pública sobre processo de concessão à iniciativa privada do Perímetro de Irrigação Baixio de Irecê está aberta à participação da sociedade baiana até o dia 16 de dezembro, por meio do portal da Codevasf. Situado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, a área está dividida em nove etapas. A consulta que está aberta atinge as etapas 3, 4 e 5 com 13.298 hectares de áreas irrigadas.