Intercâmbio multissetorial reúne lideranças sindicais da indústria | Foto: Divulgação
O último encontro virtual de lideranças dos sindicatos da indústria tratou de temas de impacto para o setor, como o enfrentamento da pandemia, a reforma tributária, o acesso ao crédito e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) deu prioridade à participação de diferentes segmentos não contemplados nas demais reuniões do ano, no encontro denominado Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria – Multissetorial.
Segundo o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado da Bahia (Sinprocim-BA), José Carlos Telles Soares, o compartilhamento de experiências com outros estados é o resultado mais importante do encontro.
– Tivemos a oportunidade de conhecer como os sindicatos de outros estados estão enfrentando as medidas na pandemia, embora tenhamos notado que as dificuldades vivenciadas sejam comuns a todos - disse Soares.
Esta perspectiva de unir o singular ao plural estimula a ação conjunta entre dirigentes de sindicatos empresariais, na perspectiva dos líderes representantes da CNI e das federações estaduais de indústrias.
Intercâmbios – Além do Multissetorial, outros 13 intercâmbios ocorreram este ano, destacando-se os setores de cerâmica, química e farmacêutica, reparação, têxtil e vestuário, plástico, metalmecânico, base florestal, gráfico, panificação e indústria jovem.
Também foram realizados encontros por videoconferência com alguns dos principais dirigentes do país nos setores de couro e calçados, construção civil, alimentação e bebidas e laticínios.
“Esta é uma
notícia fantástica”
Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, comemorando a aprovação no Reino Unido da vacina
da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus
“Esta será a maior
campanha de
vacinação já
realizada na
história do nosso país”
Simon Stevens, chefe do serviço de saúde pública da Inglaterra
Negócios ampliados
O crescimento das exportações com destino ao mercado asiático é uma das perspectivas mais animadoras para as lideranças dos produtores brasileiros, considerando a maior participação dos negócios agrícolas para 2021. Para realizar o projeto, a CNA vai ampliar a presença na Ásia, ao acrescentar à representação em Xangai, na China, um segundo escritório no continente, desta vez, sediado em Singapura. O objetivo é avançar nas exportações para a China, passando dos 20%, depois de alcançar os 19,4% este ano, apesar das rusgas diplomáticas registradas com representantes do parlamento brasileiro. A Indonésia, com 53,6% e a Tailândia (43,9%), vieram logo depois dos chineses nas trocas comerciais com o agronegócio brasileiro, seguidas da Turquia, com quase 42%.
Poder da mineração
Do material de construção para embelezar as casas à base de produtos para fabricação de óculos, alcançando componentes de aparelhos de alta tecnologias, sem os quais seria impossível pensar o mundo contemporâneo, a mineração marca forte presença no cotidiano. A percepção desta importância pela sociedade é parte do papel exercido pela comunicação de dados relacionados a esta atividade econômica cujo crescimento na Bahia, registrou 63% de janeiro a outubro deste ano, segundo dados da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os empresários e dirigentes do setor vêm aproveitando a possibilidade de realizar vídeoconferências, devido ao distanciamento necessário, para debater dois dos temas mais relevantes para a mineração: a inovação e a sustentabilidade.
– É o futuro de nossos filhos e netos, o futuro da sociedade – afirma o presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, que participou, recentemente, de um fórum regional voltado para sustentabilidade, inovação e desenvolvimento da mineração, com presença de empresários e pesquisadores.
POUCAS & BOAS
O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) oferece de hoje ao dia 21 atendimentos na região de Feira de Santana. As equipes atuarão em 27 municípios, com uma demanda de 34.620 mulheres, para exames de mamografia.
A Justiça baiana acatou pedido de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para suspender as obras do restaurante Beach Bar na praia do Resende, em Itacaré, por desacordo com a legislação ambiental.