Entidade se solidariza com chargista de A TARDE e alerta sobre ataques à democracia | Foto: Ag. A TARDE | Arquivo
A diretoria da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) aprovou moção de solidariedade ao artista gráfico Cau Gomez, colaborador de A TARDE, em defesa das liberdades de criação e de expressão, após reações à publicação de charge que exibia o sofrimento da população em longas filas, à espera da lenta liberação do pagamento do auxílio emergencial, em agências bancárias. A moção destaca que Gomez e A TARDE foram alvo de manifestações de repúdio de entidades representativas estaduais e nacionais dos economiários da Caixa Econômica Federal e dos bancários, que apesar de legítimas desencadearam onda de agressões contra o profissional e o jornal.
– Lideranças sindicais e parlamentares que estimularam esse tipo de manifestação de intolerância em afronta à liberdade inegociável e imprescindível, intrínseca à atividade jornalística, na qual se insere o trabalho de profissionais criativos, como o internacionalmente premiado e reconhecido Cau Gomez, se configuram em grave e perigoso equívoco – diz o texto do documento da ABI, ressaltando ainda a “incapacidade de compreensão do jornalismo crítico que se serve da criatividade dos chargistas para tratar assuntos do cotidiano”. A ABI convida, por fim, todas as pessoas que se manifestaram contra a charge a conhecerem o trabalho do artista e refletirem sobre o peso de palavras e atos a ele dirigidos.
Cerceamento – Ao tempo em que também repudia as tentativas de cerceamento da liberdade artística e de expressão de seu chargista, A TARDE reitera que não foi intenção do profissional e muito menos deste jornal desrespeitar ou responsabilizar os trabalhadores bancários – empenhados e comprometidos com o atendimento à população neste momento difícil de pandemia – pelas dificuldades na liberação do pagamento do auxílio emergencial.
“Se a Anvisa demorar
na certificação das
vacinas já existentes,
assim que a primeira
delas for aprovada por
qualquer órgão
internacional, eu irei ao
STF para garantir a
vacinação contra a
#covid19 na #Bahia”
Rui Costa, governador, em publicação em uma rede social, após informar reunião sobre a vacina Sputnik V
Protocolo contra feminicídio
O governo da Bahia lançou ontem o Protocolo do Feminicídio, documento que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar o processo judicial e de investigação desse tipo de crime.
O ato de assinatura do documento, realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, teve a participação do vice-governador, João Leão, e dos secretários diretamente envolvidos com a sua elaboração: Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, e Maurício Barbosa, secretário da Segurança Pública.
Participaram também a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, entre outras autoridades civis e militares.
Natal Solidário
Chegou a hora de separar os donativos para entrega a entidades assistenciais baianas a fim de ajudar no enfrentamento da pandemia pelos segmentos mais vulneráveis da população. Está programada para o domingo, dia 13, e sábado, 19, a campanha Natal Solidário, organizada pela Federação do Comércio, no Centro de Convenções da Boca do Rio e na Arena Fonte Nova. Trata-se do drive-thru solidário de Natal, no qual as pessoas poderão entregar presentes diretamente aos colaboradores da Fecomércio.
POUCAS & BOAS
O 2º Seminário Novos Gestores 2021-2024 termina hoje em uma realização da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento online teve início dia 7 de dezembro com a participação de autoridades e parceiros das instituições, a exemplo do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, que avaliou o cenário da gestão pública diante da pandemia do novo coronavírus. Na programação de hoje o secretário-executivo da Amurc, Luciano Veiga, vai debater com autoridades e parceiros as propostas discutidas durante o seminário com apontamento de parcerias e soluções.
Com apresentação do Coral da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a Estação do Saber será inaugurada hoje onde funcionava a antiga Estação Ferroviária de Juazeiro. O local foi revitalizado e vai abrigar uma escola de alfabetização com espaço para salas especiais, parque infantil e auditório.