Senai oferece 823 vagas gratuitas de cursos de aprendizagem industrial básica
Diante do quadro de redução de postos de trabalho, agravado com os efeitos insistentes da pandemia, resta a opção de prepararem-se os jovens para o enfrentamento de um mercado cada vez mais difícil, com o objetivo de encontrar sua preciosa vaga.
A primeira oportunidade do ano é inscrever-se no processo seletivo para 823 vagas gratuitas de cursos de aprendizagem industrial básica, distribuídos em 15 municípios baianos, pelo Senai, para alunos entre 14 e 21 anos.
Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados, na condição de jovem aprendiz, de acordo com a demanda das indústrias, organizada pelo Senai, conforme os cadastros aprovados.
Entre os cursos oferecidos, estão os de assistente administrativo, assistente de produção, auxiliar de curtimento e acabamento de couro, mecânico de manutenção de máquinas industriais e mecânico de usinagem convencional, entre outros.
Contemplados - Os municípios contemplados são Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Salvador (unidades Dendezeiros e Cimatec), Serrinha e Vitória da Conquista.
O edital com todas as informações sobre o processo seletivo está disponível no site do Senai, endereço www.aprendizagemsenaiba.com.br, onde os candidatos também devem realizar a inscrição, aceita apenas pela internet, até o dia 26 de janeiro.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1 de fevereiro e a confirmação da matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno.
Sojicultores e a Embrapa
Líder mundial em produção de soja, o Brasil tem condições de produzir o grão sem pressionar áreas de floresta, apesar da perspectiva de aumento de demanda nos próximos anos. Esta é a defesa dos produtores aos questionamentos sobre a viabilidade da soja, amparada em estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O trabalho acadêmico analisa uma suposta ameaça para a Floresta Amazônica, caso o Brasil amplie sua liderança no mercado mundial, como é a tendência para este ano.
– O cultivo da soja no bioma amazônico está absolutamente fora de qualquer cenário de expansão do volume de soja produzido no país, afirma um dos autores da pesquisa, Décio Gazzoni.
Turismo movimenta o Capão
Nada parece desencorajar turistas e hoteleiros do Vale do Caeté-Açu, mais conhecido por Capão. A região está com trilhas liberadas, exceto o Riachinho e o Vale do Pati, motivo suficiente para a presença dos visitantes. A divulgação massiva de pacotes promocionais por parte das empresas de turismo torna o Capão forte candidato a contribuir com a piora na pandemia. Na interpretação de grande parte dos moradores, as barreiras sanitárias não funcionaram e a contaminação já chegou, embora não seja divulgada para proteger o movimento do turismo. Em outros municípios, como Lençóis, a pandemia assusta menos em relação às dificuldades de enfrentá-la sem auxílio, daí a opção da associação dos guias em manter a atividade, sugerindo seguir os protocolos de segurança.
POUCAS & BOAS
Começa amanhã o Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios e voltado para os prefeitos eleitos em 2020 e suas equipes de trabalho. Com abordagem de temas relevantes para facilitar as administrações municipais, o evento prossegue até o dia 28 de janeiro com palestras, debates e exposição de painéis por representantes das áreas técnicas da confederação.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande está com uma Consulta Pública para ouvir a população para elaboração do Plano de Recursos Hídricos do rio - afluente do São Francisco - e para a proposta de Enquadramento dos Corpos de Água na Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA) desta bacia. A consulta pode ser feita pelo www.prhgrandeba.com até o dia 26 de janeiro.
Miriam Hermes e Redação