A elevação registrada está relacionada ao trimestre anterior e serve de alerta | Foto: Divulgação | Bitenka
Os custos da indústria, com base nos dados mais recentes, referentes ao terceiro trimestre de 2020, subiram 8,6%, de acordo com a pesquisa Indicador de Custos Industriais, desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A elevação registrada está relacionada ao trimestre anterior e serve de alerta na indústria, pois a série recente mostra aumento crescente dos custos relacionados a bens intermediários, nacionais e importados.
Estes custos registraram alta de 5,3% neste terceiro trimestre, após um reajuste de 6% verificado no trimestre anterior, conforme o acompanhamento realizado pelos técnicos da CNI.
– O aumento do preço de insumos e matérias-primas começou devido às circunstâncias da pandemia, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Preocupação – Segundo Azevedo, a preocupação dos empresários da indústria é com a escalada dos aumentos, provavelmente pressionada pela escassez de insumos, uma queixa de vários setores da principal atividade econômica.
O custo com bens intermediários nacionais cresceu progressivamente ao longo dos três primeiros trimestres de 2020, com o aumento aumento de de 2,6%, no primeiro trimestre, seguido por 4,1% no segundo e de 6,6% do terceiro.
Já o custo tributário subiu 34% no trimestre, no entanto, o segundo trimestre de 2020 havia sido um trimestre atípico para a arrecadação tributária por conta da crise e de medidas de adiamento do prazo do pagamento de tributos postas em prática pelo governo.
“O que nós menos
precisamos é de
palpiteiros no tocante
à formação do meu
ministério. Deixo bem
claro que todos os 23
ministros sou eu que
escolho (...) Se alguém
quiser escolher
ministro, se candidate”
Jair Bolsonaro, presidente, um dia após seu vice, Hamilton Mourão, sinalizar mudanças na equipe
Câmara ‘popular ’
Em coletiva de imprensa realizada ontem pela manhã, no plenário da Câmara Municipal de Camaçari, o presidente da Casa, vereador Júnior Borges (DEM), anunciou os planos para a gestão do biênio 2021-2022. Em sua fala, Júnior defendeu ser o papel da imprensa “muito relevante na sociedade”, se colocou à disposição, e afirmou ainda que o foco da sua gestão estará no fortalecimento da participação popular.
– Nossos anseios caminham no sentido de a Câmara ser reconhecida como uma Casa Legislativa democrática que potencializa o protagonismo popular, através de um modelo de gestão moderno e eficiente. Independente de bandeira partidária, estaremos aqui focados em cuidar de Camaçari e legislar para toda a sociedade – resumiu.
POUCAS & BOAS
O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, foi recebido ontem pelo presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, para debater assuntos ligados à implantação de um curso de Geologia na cidade de Campo Formoso. Embora o curso já esteja liberado para iniciar as atividades, a direção da universidade está com dificuldades para concluir o prédio onde será ministrado, por causa dos cortes no orçamento pelo governo federal, de acordo com o reitor. Uma das propostas debatidas foi a busca de apoio de empresas de mineração do estado para a conclusão do prédio.
Em Itabuna cerca de 700 profissionais de 67 clínicas médicas e odontológicas da rede privada serão vacinados hoje contra o novo coronavírus, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). A imunização acontece entre das 8h às 16h. De acordo com a equipe da secretaria Municipal de Saúde, as clínicas que ainda não constam no cronograma entrarão em uma fila de espera, pois a quantidade de doses recebida até agora não é suficiente para cobrir o público que deve ser imunizada na primeira etapa do Plano.
O Hospital Santa Rita, da cidade de Barra, está desde ontem com 15 novos leitos para atender pacientes com diagnóstico de Covid-19, dos quais, cinco de UTI. Participaram da solenidade de inauguração o vice governador João Leão e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. A unidade, preparada para casos de média complexidade, é referência do SUS para cerca de 50 municípios da região, representando mais de 300 mil habitantes.