Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem poder de fiscalização e vem apurando denúncias | Foto: Divulgação | Secom-Eunápolis | 24.4.2020
O risco de interrupção das atividades produtivas em empresas com elevada incidência de casos de Covid-19 vem sendo avaliado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
O órgão tem poder de fiscalização e vem apurando denúncias, por meio da visita de equipes de técnicos autorizados a inspecionar locais de trabalho, sem necessidade de avisar previamente, com o objetivo de lavrar algum possível flagrante.
Esta ameaça real aumenta a importância do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com as visitas preventivas a canteiros de obras e empresas de construção civil, conferindo se os cuidados vêm tendo a devida atenção pelos gerentes e chefes.
Um exemplo positivo foi o da IBPC Pré-Moldados de Concreto, localizada no bairro de Valéria, onde os técnicos da Cerest chegaram para apurar se havia ocorrências de infecção, como havia sido denunciado.
– Durante a visita, conseguimos apresentar para os fiscais as evidências das ações que vínhamos adotando desde o início da pandemia, como orientação de trabalhadores, divulgação de material informativo, desmobilização do refeitório, afirma a engenheira, Vanessa Carvalho, gerente de Qualidade, Segurança e Saúde da empresa.
A melhor prova em defesa da empresa foi a realização da Blitz contra a Covid-19, com a visita da equipe do Sesi, junto com representantes de sindicatos da indústria de produtos de cimento e da construção civil.
O contágio pelo coronavírus havia sido causado pela proximidade de colaboradores, por dividirem residência, presumindo-se, a partir desta constatação, não ter sido a contaminação realizada no local de trabalho.
“Não tenho dúvidas
de que a ciência, que
agora conta com a
tão almejada vacina,
vencerá o vírus; a
prudência vencerá
a perturbação; e a
racionalidade vencerá
o obscurantismo”
Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, durante seu discurso ontem na abertura do ano do Judiciário, quando exaltou a ciência e fez críticas ao negacionismo de autoridades ao lidar com a Covid-19
Rodada de negócios
A Argentina anunciou uma rodada internacional de negócios dos setores eletro-eletrônico e iluminação, como forma de incentivar a formação de parcerias com empreendedores brasileiros, com destaque para a Bahia. O Consulado da República Argentina em Salvador começou a distribuição dos formulários para os empresários interessados em bons negócios com o país vizinho. Embora os encontros estejam programados para os dias 16 e 17 de março, as empresas interessadas já devem ir preparando-se para a inscrição, pois o prazo final é dia 19 de fevereiro. Para tentar ter inscrição aprovada na rodada, basta enviar o formulário de pré-inscrição aos cuidados de Alejandro Chevalier no endereço achevalier@inversionycomercio.org.ar com cópia ao comercial_csbah@mrecic.gov.ar.
POUCAS & BOAS
A tradicional festa em homenagem ao Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros na cidade de Lençóis, tem hoje seu ponto alto com celebração de missa solene às 10h e uma carreata às 16h. Este ano, por causa da pandemia, a programação foi modificada e a missa tem transmissão pelas redes sociais para evitar aglomeração de pessoas. Apesar das mudanças pontuais por questões sanitárias, teve início este ano o trabalho de pesquisa com acompanhamento de equipes técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para elaboração de dossiê que vai embasar o pedido de registro do bem como Patrimônio Cultural do Brasil. A comemoração ao Senhor Bom Jesus dos Passos acontece na cidade desde meados do século XIX e desde 1927 é coordenada pela Sociedade União dos Mineiros (SUM), entidade que formalizou o pedido ao Iphan de registro do evento como patrimônio cultural em 2015. O processo para levantamento das informações para o dossiê deve ser concluído após a festa de 2022. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Iphan, é que decidirá se acata ou não o pedido da SUM. Além da Sociedade dos Mineiros, a Igreja Católica e a Prefeitura local participam da organização da festa.
Com o recolhimento de carcaças e carros abandonados em vias públicas começa hoje o projeto ‘Guanambi, cidade limpa’, coordenado pela Secretaria municipal de Infraesturutura, que não identificou a maioria dos proprietários para notificação prévia. A iniciativa conta ainda com ações de conscientização da comunidade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos com foco na saúde pública e segurança dos moradores.