As ações educativas visam reforçar a prevenção nos ambientes de trabalho | Foto: Gilberto Jr. | Coperphoto | Sistema FIEB
Como as obras não podem parar, é preciso concentrar esforços com o objetivo de orientar os operários, como vem fazendo o Serviço Social da Indústria (Sesi), no projeto Blitz contra a Covid-19.
O município visitado pelas equipes de trabalho do Sesi, nesta etapa do projeto, é Vitória da Conquista, o maior do sudoeste baiano, onde os trabalhadores vêm sendo orientados para evitar, dentro do possível, contrair o temível coronavírus.
O projeto aumenta de importância na medida em que a vacinação do Brasil segue lentamente, com pouco mais de 2% da população baiana tendo recebido a primeira dose, enquanto registram-se no país novas linhagens mais contagiosas da peste.
O trabalho em Conquista começou no canteiro do VOG Privillege, residencial em construção no bairro Candeias, no qual 75 trabalhadores tomaram conhecimento das atualidades acerca da Covid-19.
– O Sesi aborda o assunto de forma muito ilustrativa. Assim, os trabalhadores conseguem compreender a gravidade do problema, assimilam a informação com mais facilidade e começam a se policiar mais em relação às medidas que precisam ser adotadas – avalia o gestor administrativo do VOG, Eliomar Novaes.
O Sesi tem parceria com os sindicatos da indústria da construção do estado da Bahia (Sinduscon) e de produtos de cimento (Sinprocim), devido à sua afinidade com as atividades rotineiras dos canteiros de obras.
O didatismo corresponde à apresentação de uma relação de itens a serem seguidos pelos operários, reforçando os protocolos sanitários e medidas preventivas como as possibilidades de proteção e sobrevivência enquanto a vacina não vem, e, mesmo depois da imunização, terão de ser seguidos até o controle da pandemia.
“Temos que enfrentar
as adversidades. Não
adianta ficar em casa
chorando, não vai
chegar a lugar
nenhum. Vamos
respeitar o vírus, voltar
a trabalhar, porque sem
a economia não tem
Brasil”
Jair Bolsonaro, presidente da República, em um dia com mais de 1.450 mortos pela Covid-19 no país
Desenbahia premiada
A agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) foi premiada com o primeiro lugar na categoria “Atendimento ao Cliente – Comunicação das Linhas/Programas do BNDES nos sites” em evento especial de “Reconhecimento BNDES – Agentes Financeiros Destaques de 2020”. A premiação celebrou esforços de instituições financeiras pela ampliação do alcance das soluções financeiras destinadas às micro, pequenas e médias empresas durante a pandemia.
– Sabemos que os desafios da economia continuam muito grandes para o ano de 2021 e um reconhecimento como este nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, nos estruturando para atender melhor nossos clientes – comemorou o diretor de operações da Desenbahia, Paulo Costa.
Carnaval virtual
O Serviço Social do Comércio (Sesc) apostou no Carnaval virtual este ano. Quem ficar em casa, obedecendo à necessidade de distanciamento, para evitar a mutação e o fortalecimento do coronavírus, poderá, ao menos, assistir a bailes infantil e adulto. O Bailinho de Quinta acontece no sábado, dia 13 de fevereiro, e Canela Fina no dia 14, domingo, ambos transmitidos no canal do Sesc Bahia pelo YouTube: www.youtube.com/SescBahiaOficial.
A banda Bailinho de Quinta é inspirada nas antigas festas de largo de Salvador, tendo Graco Vieira, na voz e guitarra, Thiago Trad, na bateria, e Juliana Leite (voz).
Assim passaram-se 10 anos de produção de bailes de Carnaval com a proposta de recuperação do ambiente de outras eras, com confetes, serpentinas e máscaras.
No domingo, às 10h, no mesmo endereço do YouTube, é a vez do Bailinho do Canela Fina, com o tema Criança, confete e serpentina, integrando o projeto Dominguinho em Casa.
Além do Carnaval online, para acompanhar toda a programação dos 75 anos do Sesc, siga os perfis: no Instagram, @sescba; e Facebook, facebook.com/sescbahia.
Cautela na Chapada
Excursões com ônibus, micro-ônibus e vans só têm autorização para entrar em Lençóis com a comprovação de reserva mínima de uma diária por passageiro nos meios de hospedagem da cidade. Sem eventos para não causar aglomerações, as trilhas, atrativos e ruas da cidade estão monitoradas pelas equipes de Turismo e Saúde, para orientar os turistas, que até ontem confirmaram as reservas para os dias de Carnaval em 70% dos leitos disponibilizados. Mesmo nas trilhas, as medidas de distanciamento, uso de máscara e higiene constante das mãos deverão ser observadas.